quarta-feira, 10 de novembro de 2010

OS 10 MANDAMENTOS DO ENEM

"DICAS E CUIDADOS QUE PODEM GARANTIR UM BOM DESEMPENHO NA PROVA DE REDAÇÃO"

1. Leitura atenta da proposta: Uma leitura cuidadosa da proposta de redação evita que o candidato fuja do tema permitindo uma melhor eficácia nas suas argumentações.

2. Leitura atenta da coletânea: A coletânea apresenta diferentes olhares sobre a temática proposta, a fim de provocarem uma reflexão acerca da situação-problema em questão.

3. Atenção às instruções: Respeitar o mínimo de 8 e máximo de 30 linhas escritas, assim como entregar a redação escrita à tinta.

4. Rascunho: Todo texto bem elaborado tem como ponto de partida um esboço ou projeto. É o momento de organizar as ideias e esquematizá-las em parágrafos que estejam de acordo com a estrutura de uma dissertação (introdução/desenvolvimento/conclusão). 

5. Linguagem: O domínio do padrão culto da linguagem exige um texto correto, mas que pode ser simples. Por isso, evite períodos muito longos e vocabulário requintado demais, com palavras que, às vezes, o próprio autor desconhece o significado.

6. Marcas de oralidade: Evite palavras obscenas, xingamentos, gírias e expressões como 'né', 'ok', 'tá'.

7. Cuidado com o internetês: Abreviações do tipo 'vc' (você), 'hj' (hoje), 'td' (tudo) não se adequam numa prova de redação que procura avaliar o domínio da língua culta e a capacidade de argumentação do candidato.

8. Pessoa do discurso: Depois de escolher a pessoa do discurso a ser utilizada (terceira pessoa do singular ou primeira pessoa do plural), mantê-la em todo o texto.

9. Revisão: Antes de passar o texto a limpo, à tinta, é aconselhável fazer uma nova leitura mais criteriosa a fim de corrigir eventuais deslizes gramaticais (concordância, ortografia, pontuação, repetições desnecessárias...).

10. Treino em casa: Treinar em casa é um excelente exercício para se adquirir segurança e perder o medo de escrever (Sugestão: Utilize os temas de provas passadas).

E de resto, BOA SORTE!!!

Fonte: Revista Língua (Editora Segmento)
           ano 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário